quinta-feira, 28 de julho de 2011

A cultura do ódio ao masculino


Olá amigos. Hoje iremos descobrir o que é a misandria. Mais precisamente a misandria social. Vivemos em uma sociedade que estimula o ódio aos homens, mesmo que de maneira velada e que muitas vezes nem percebemos de maneira direta. Se olharmos atentamente podemos ver a evidencia do ódio que disseminam a figura masculina na nossa sociedade. É socialmente aceitável a misandria, enquanto qualquer manifestação de orgulho masculino rapidamente é combatida como “machismo”


As marcas da misandria social

"Sheldon, do seriado The big bang theory. Is this a man?"
Existe algo que acontece diariamente na vida dos homens, mas que passa despercebido pelos nossos olhos. Esse fato que quase não nos damos conta é a cultura do ódio ao masculino. É o apelo a misandria.

A misandria é o contrario da misoginia. A misandria é ódio ao masculino, a masculinidade e suas manifestações. Ou seja, é o ódio ao homem por ser homem.

Em todas as esferas sociais vemos manifestações misandricas em maior ou menor grau, sem percebermos que diante de nossos olhos estão destruindo, zombando e odiando a figura masculina.

Em qualquer novela, filme ou seriado, os homens constantemente estão sendo retratados como idiotas, que normalmente são traídos pelas suas mulheres. Que mal conseguem tomar uma decisão sem ter que consultar sua poderosa companheira e que a expressão máxima da masculinidade é cultuar o futebol com os amigos no bar, mas não voltar muito tarde para não desagradar a “patroa”

Normalmente os homens estão sendo enganados, traídos e trapaceados pelas suas próprias esposas, que sempre são retratadas como mulheres bem resolvidas, com bons empregos e que só possuem um homem como por uma espécie de “caridade de gênero”, demonstrando sempre que possível o quanto não precisa dele e o quanto é um boçal.

Um exemplo recente referente a filmes é a trilogia Transformers. O protagonista da história é um garoto, bobo, inseguro, que até consegue salvar o mundo, mas que mal consegue falar com sua namorada sem parecer um retardado mental. Além de ele ser retratado dessa forma, sua namorada possui uma espécie de pose estilo “femme-fatale”, é sempre decidida e liderante no relacionamento, e apesar de não fazer merda nenhuma que se preste na história do filme, seu personagem passa muito mais confiança do que o pobre protagonista.

Essa cultura misandrica estimula que os homens desde cedo aceitem a suposta superioridade feminina. Meninos são bombardeados com informações de que as meninas amadurecem mais rápido e que eles são apenas babacas boçais que só querem saber de “mulher” ou jogar futebol. Afinal, no Brasil isso é ser homem não é mesmo?

Enquanto a mulher é retratada como uma espécie de mulher-maravilha, o homem é cada vez mais demonizado, satirizado e ridicularizado pela cultura vigente.

As marcas da misandria social são evidentes na nova geração de garotos, que são estimulados a exporem seus sentimentos (para serem ridicularizados pelas próprias mulheres mais tarde) enquanto as meninas são estimuladas a estudar bastante para não depender de “homem nenhum”.

Homens que são assaltados a vida inteira pela mídia e pela cultura popular de que devem obedecer as mulheres, de que não devem discordar delas mesmo quando estão erradas, afinal pode ser a TPM e os hormônios que as descontrolam não é mesmo? Que devem amá-las, respeitá-las e protegê-las mesmo quando a grande maioria delas não é digna de nenhuma dessas virtudes.

A mulher mesmo quando errada sempre possui uma desculpa. A mulher é sempre vitima não importa as circunstancias. Mesmo que esta de um tiro na cabeça de um homem, se ela alegar que sofria abusos pode até ser inocentada simplesmente por dizer isso.

Se um homem mata uma mulher e afirma que ela era uma vadia insuportável, o que este ganhará é sem duvidas uma pena máxima e apodrecerá na cadeia.

Definitivamente estamos diante de uma cultura que além de escravizar e destruir nossa masculinidade, ainda nos faz cultuar o próprio capataz! Somos ensinados, doutrinados e direcionados a sermos escravos emocionais, sociais e físicos das mulheres, enquanto essas zombam cada vez mais do homem e do masculino na sociedade.

Nossos defeitos são elevados a quinta potencia, enquanto nossas virtudes são esquecidas em algum canto da nossa cultura.

Comemoramos o dia da mulher, compramos os melhores presentes no dia dos namorados, e fazemos aquele grande almoço para nossas mães em seu dia, mas para nossos pais damos no máximo aquela gravata e mal um abraço no velho.

Na hora dos desastres naturais, das guerras ou até mesmo para matar um simples rato as mulheres lembram o quanto somos necessários.

Mas para nos ridicularizar em programas, em bate papo entre amigas e até mesmo em uma situação de violência doméstica onde o homem é vitima se fizer um boletim de ocorrência na delegacia, provavelmente seremos vitimas de piadinhas. Afinal, a patroa devia estar nervosa rirão os policiais. Somos vitimas da misandria social.

Tudo que posso concluir é que a sociedade além de estimular a misandria, quer reduzir o homem simplesmente para fins de reprodução. Tudo que é masculino, ou que faça nos sentir orgulho do nosso sexo é destruído e combatido sob o signo de que “devemos acabar com o machismo”. Como se ser homem fosse crime, como se orgulhar de nossas virtudes e diferenças biológicas fosse algo de outro mundo.

A mulher moderna tem o direito de orgulhar-se de tudo que é feminino e referente ao seu sexo. O homem que estufe o peito pra dizer que tem orgulho de ser homem é combatido por feministas e homens assexuados raivosos que boicotam qualquer manifestação masculina.

Ao contrario da misoginia, a misandria está em todos os lugares.

**Nota interessante: No Word a palavra misandria não existe. Mas misoginia sim! Inclusive existem varias palavras que tenham a ver com o masculino que misteriosamente não existe no banco de dados do nosso editor de textos.

**Nota interessante 2: Não existe um artigo na Wikipédia em português sobre misandria, mas misoginia sim.

  • Clique em curtir, na parte superior do post
  • Clicando no +1 do Google, mais pessoas irão ler este texto
  • Participe da comunidade Meta-Alitismo no Orkut. LINK

Blog Widget by LinkWithin
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More