sexta-feira, 23 de março de 2012

Como detectar mentiras


Na lida com relacionamentos para se defender é imprescindível ter algum conhecimento sobre como detectar mentiras, como perceber quando outra pessoa está tentando enganar você.
Estar preparado para ser enganado não quer dizer que você seja inseguro ou que você desconfie da pessoa, simplesmente demonstra que apesar de você depositar confiança nas pessoas você está PREPARADO para o pior, pois infelizmente nunca sabemos onde estamos pisando e é melhor perceber as coisas antes que sejam tardes demais.

Detectar mentiras é um assunto complexo e irá exigir uma série de posts, a principio irei descrever alguns mecanismos de como perceber quando alguém está mentindo ou omitindo algo de você.

Para este primeiro texto irei reunir cinco sinais de como identificar que alguém pode estar mentindo ou omitindo algo de ti.

Algumas dessas dicas podem ser tão sutis que você pode facilmente esquece-las a não ser que esteja prestando muita atenção, enquanto outras são bem óbvias. Em alguns casos você estará procurando por mentiras por omissões (aquilo que deveria estar lá, mas não está), e em outros casos mentiras por comissões (coisas que foram ditas que são inconsistentes com o resto da mensagem).

Algo a ser esclarecido antes de iniciar as dicas é: Assim que você perceber que alguém está mentindo pra ti, deves confrontar a mentira imediatamente? Normalmente NÃO. A melhor maneira de lidar com isso, é gravar o fato na sua cabeça e continuar com a conversa, a fim de extrair mais informações e ter mais terreno para encontrar mais inconsistências. Toda vez que você deixa o mentiroso perceber que você está desconfiando dele, normalmente ele vai ficar mais defensivo e tentar ser mais convincente, o que inevitavelmente vai dificultar sua extração de informações.

Abaixo seguem cinco dicas de como detectar uma mentira:

1- A linguagem dos olhos

Nenhum ou pouco contato visual direto é um clássico sinal da mentira. Uma pessoa que está mentindo normalmente faz de tudo para evitar contato visual. Inconscientemente ela sente que você pode ver "através" dele devido ao contato visual. E sentindo-se culpada ela não consegue encarar você.
Quando encarada visualmente ela olhará para baixo ou balançará os olhos.
Normalmente quando dizemos a verdade ou estamos ofendidos por uma falsa acusação nós tendemos a concentrar totalmente no que estamos falando e termos uma conversação fixa. Nós olhamos fixamente para a pessoa que nos está acusando de algo que não fizemos e fazemos de tudo para não desviar o assunto, já que ninguém gosta de ser acusado falsamente.



2- O corpo nunca mente (falta de gestos)

Quando alguém está mentindo ou guardando algo, ela tende a ser menos expressiva com suas mãos e braços. Se ela estiver sentada ela tende a ficar com a mão no colo, ou se ela estiver de pé pode botar a mão no bolso ou apoiar ela em algum lugar para limitar o movimento das mãos.
Quando os dedos estão fechados ou entrelaçados normalmente indicam que a pessoa está "fechada" ou "guardando algo" já que dedos totalmente abertos e movimentos leves da mão indicam abertura.

Você já notou que quando está empolgado falando algo, suas mãos e braços balançam bastante enfatizando seu ponto de vista e sendo CONGRUENTES com seu entusiasmo? E você também já notou que quando você está falando algo que você não acredita seu corpo ecoa suas emoções e se torna menos expressivo?

Outro sinal importante é que quando você pergunta algo pra ela, e ela responde virando as mãos para abaixo ou fechando elas indicam que ela pode estar escondendo algo, se ela estivesse verdadeiramente confusa ela viraria as mãos para cima como se estivesse dizendo "Eu não entendo o que você quer dizer, pergunte mais" ou "eu não tenho nada a esconder".

3- A congruência da reação

O tempo das reações é algo que normalmente é difícil de fingir. Observe atentamente e provavelmente você não será enganado. Uma reação que não é verdadeira normalmente não é espontânea, e além disso existe um certo "atraso" no tempo de duração da reação falsa. Uma reação verdadeira normalmente começa de maneira espontânea e termina de maneira abrupta.
A surpresa é um bom exemplo disso. A surpresa vem e vai embora rapidamente, se então ela parece "prolongada" provavelmente é porque é falsa. Quando estamos fingindo estar surpresos, a maioria de nós mantém um tempo maior de cara de "surpreso" que parece até plastificado de tão forçado que fica.

Portanto é importante verificarmos a espontaneidade e o tempo das reações, reações falsas duram mais, começam atrasadas e parecem quase plásticas, pois a pessoa está tentando enfatizar algo que não foi natural. Podemos verificar isso facilmente em atores e políticos que tentam enfatizar reações de maneira que fica totalmente artificial.


4- Se ela está olhando em direção à porta.

Assim como nós saímos fora quando alguém nos ameaça fisicamente, a pessoa que sente uma desvantagem psicológica irá virar-se ou ir embora do seu acusador. Quando estamos confiantes de nossas ideias e argumentos nós tendemos a se mover para perto de quem falamos. O mentiroso é relutante em chegar perto ou encarar de frente quem o acusa. Ela vira a cabeça em direção à porta, ou vira o corpo, mas dificilmente encara de frente o acusador. Olho por olho normalmente é uma atitude de quem quer refutar uma acusação falsa e não de quem está mentindo.

Sempre procure por qualquer tipo de movimento em direção a saída. Se sentindo inconfortável ela pode virar seu corpo ou até se dirigir em direção a saída.

5- O dedo que nunca aponta.

Alguém que está mentindo ou escondendo algo raramente aponta seu dedo tanto pro ar quanto na cara da pessoa. Apontar o dedo indica convicção e autoridade. E também ênfase em um argumento. Alguém que está com medo de ser descoberto provavelmente não irá tomar esse tipo de atitude não verbal.

Esses são cinco maneiras de descobrir que existe alguma coisa faltando ou alguma enganação por parte da espertinha para quanto você. Existem diversas outras maneiras, e casos que essas técnicas não são aplicáveis (como no telefone por exemplo) e outras se aplicam melhor. Nos próximos textos irei descrever formas de arrancar uma mentira de alguém, através de sofisticados mecanismos psicológicos que irão acurralar o mentiroso.

É importante notar que mentir é uma atividade. Quanto mais uma pessoa mente e engana, melhor ela fica nisso. Mas assim como o mentiroso pode melhorar suas habilidades aqueles que querem se prevenir de mentirosos também podem, então se este é um assunto do seu interesse não deixe de pesquisar outras fontes a respeito do assunto, para que você nunca mais seja enganado novamente.

VISITE O NOVO AGREGADOR DE BLOGS MASCULINOS agregadormasculino.blogspot.com
  • Clique em curtir, na parte superior do post
  • Clicando no +1 do Google, mais pessoas irão ler este texto
  • Participe da comunidade Meta-Alitismo no Orkut. LINK
  •  Receba os posts por email! Assine já

Blog Widget by LinkWithin
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More